Reflexões sobre a lista de convidados para casamento

PRECISANDO DE FOTÓGRAFO PARA O SEU CASAMENTO?

RECEBER UM ORÇAMENTO

Por trás das Lentes

Dê uma olhada na vida do outro lado da lente.

Siga e Inspire-se !

Se Inspire com um lindo Naked Cake

PRETO

ROSA

DOURADO

VERMELHO

VERDE

AMARELO

Inspirações para cores no seu casamento

AZUL

ROXO

BRANCO

Junte-se a nossas

 AVENTURAS

@alexsantiagofotografia

@maillinsantiago

INSTAGRAM

Olá seja bem-vinda! Eu sou Mai casada com Alex Santiago e juntos somos uma equipe de fotografia de casamento. Esperamos que você fique a vontade, pegue uma bebida, relaxe e divirta-se vendo os nossos trabalhos mais recentes, buscando inspiração e encontrando ajuda neste processo de organização do casamento. Obrigada por estar aqui!

CONHEÇA ALEX & MAI

Reflexões sobre a lista de convidados para casamento

Dê um play para embalar sua leitura!

 

 

Você noiva começa a pesquisar detalhes do que gostaria em seu casamento, o tipo de cerimônia, estilo da festa, local, vestido de noiva, decoração, ver mais e mais inspirações sobre casamento no pinterest e nos blogs de casamento, até aí tudo são flores, mas, por mais que os noivos adiem este momento uma hora ele chega e tem de ser feita a temida lista de convidados.

 

A menos que os noivos desde o início já planejem um casamento grandioso a maioria pensa em um número não muito maior que 100 convidados, mas são tantos conhecidos, amigos, vizinhos, parentes, colegas de trabalho e até contatos da internet que esta lista pode facilmente se tornar uma verdadeira tortura quando ela não está em conjunto ao tamanho do seu orçamento.

 

Se você ainda tem dúvidas sobre o que fazer para organizar seu casamento de forma mais prática este post pode lhe ajudar: Vamos nos Casar, e agora, por onde começar? 

 

CASAMENTO-POUSADA-PARATY

Foto: Alex Santiago

 

Então vem o desafio, equilibrar o número de convidados com o orçamento da festa. Ainda fica mais difícil se os noivos pensam em um casamento intimista ou mini wedding onde o número de convidados é bem seleto.

 

Mesmo que o casal tenha uma família numerosa e um círculo de amigos grande é super possível fazer um mini wedding, é preciso apenas estar seguro sobre esta decisão e ter pulso firme (o que por si só convenhamos é difícil pra caramba).

 

Comece com as seguintes perguntas:

 

É preciso mesmo convidar todos os colegas de trabalho tendo contato verdadeiro com eles ou não?

 

Convidar amigos e familiares que moram muito longe e não tem real contato há anos?

 

E a namorada do primo que você não vê há tempos e que, aliás, vocês nem conhecem ela?

 

Como decidir quem entra e quem sai da lista?

 

Com as nossas dicas você vai conseguir fazer uma lista de convidados para casamento bem mais facilmente, te garanto!

 

Começando pelo básico:

 

Na verdade a lista de convidados é o primeiro passo para o planejamento de um casamento bem sucedido e deve ser uma das primeiras coisas a serem feitas, pois estão diretamente atreladas ao orçamento e praticamente todas as grandes decisões dependem desta lista como o tamanho do espaço que será necessário, se exigirá de uma equipe grande de Fotografia, o Buffet, lembranças, convites e etc.

 

Comece a lista pela família direta, os bisavós, os avós, pais, irmãos, cunhados e sobrinhos. Depois os parentes de primeiro grau, tios e primos, depois pelas pessoas mais próximas que são os amigos íntimos, aquelas que efetivamente participam da vida do casal.

 

Se seu casamento for do tipo intimista ou mini wedding a lista geralmente vai parar neste ponto ou até mesmo nem incluirá os tios e primos, depende do estilo de casamento que desejam.

 

Se vocês quiserem um casamento grande considere agora os colegas de convívio diário, os familiares mais distantes e que vocês tem contato, os amigos mais distantes e daí se ainda tiver espaço na lista prossiga para os “colegas de trabalho”, amigos dos pais, vizinhos e outras pessoas que não participam ativamente da vida de vocês, mas são “conhecidas”… Até onde esta lista irá vai depender da quantidade de convidados e o tamanho do orçamento que vocês estabeleceram.

 

Podem partir de uma quantidade mínima de convidados, se mais tarde depois de contratar tudo que for fundamental o casal perceber que existe sobra no orçamento, aí sim a lista pode ser ampliada. Se preocupe com vocês e com a realização do seu sonho, não faça uma lista gigantesca por pressão das pessoas se você tiver de abrir mão de serviços de qualidade fundamentais para vocês.

 


 

ENSAIO-DE-NOIVOS-CASAMENTO-CHAMADA-v1

Além de belas fotografias, estamos empenhados a dar a melhor experiência possível para vocês e as pessoas queridas no melhor dia da sua vida!

 

Quer ter as melhores lembranças para o legado de sua família?

 

Reserve sua data e tenha nosso olhar  no dia mais importante de sua vida.

 

     SIM, EU QUERO! >    

 


 

Depois dos profissionais dos sonhos contratados existindo sobra de dinheiro ai sim aumente a lista!

 

CASAMENTO-BISTRÔ-160

Foto: Alex Santiago

Se trabalham em uma grande empresa e pensam nos colegas de trabalho, convide apenas os colegas mais próximos que vocês têm relação fora da empresa. Se a empresa for pequena o ideal mesmo é o oito ou 80, convidar todos, ou então ninguém, para não criar uma situação desagradável.

 

Quando é a família quem banca o casamento? Quando qualquer uma das partes da família se oferece para ajudar a custear algumas das despesas do casamento deixe claro desde o início que a festa é de vocês e que precisam estar à vontade quanto às pessoas que estarão presentes, mas, é educado permitir que os pais convidem um determinado número de pessoas de seu convívio.

 

Fica a Dica:

 

Para quem não sabe, o RSVP nada mais é que um serviço de confirmação de presença (RSVP é sigla para Répondez S’il Vous Plaît, expressão francesa que significa algo como “responda, por favor”).

 

O RSVP é interessante para que se tenha noção de quantos vão estar presentes, mas não pense que todos vão responder, é para ter uma noção aproximada da quantidade de convidados. O retorno geralmente é obtido apenas 15 dias antes do evento, mas, imprevistos podem alterar um pouco esta numeração, fora que sempre aparecem àquelas pessoas que mudam de opinião em cima da hora ou que não responderam.

 

Portanto não tem como depender do número do RSVP para convidar mais pessoas. Mas é útil para evitar o desperdício ou averiguar a falta de algum item. Geralmente cerca de 15 a 20% das pessoas que convidou vai faltar, se estiver segura convide a mais, mas não muito.

 

Como lidar com as expectativas da família? Infelizmente não tem como evitar que pessoas fiquem chateadas ainda mais se for de vontade dos noivos ter um casamento íntimo. Este ainda é um conceito novo e muitos ainda não se acostumaram a ele e se apegam ao costume antigo de ter o tal “bom tom” e convidar toda a família, amigos de infância que não temos muito contato e por aí vai.

 

Infelizmente, muitas pessoas vão ficar fora da lista. E, com isso, vai vir muita pressão e questionamentos, geralmente, por parte dos pais. É preciso muita conversa e explicar de forma simples e clara com carinho e paciência a decisão de vocês e os motivos por terem as tomado.

 

Estejam preparados e mantenham a calma, ceder à pressão pode fazer o orçamento encurtar e com isso aquele tão sonhado item ou serviço vai ter de ficar de fora, o que não é certo já que o sonho e o casamento são de vocês.

 

Uma breve observação… Um erro comum que os noivos cometem é por conta da vida corrida fazerem a listas separadamente. Ela ficará mais extensa e possivelmente fora do orçamento. E lembre-se, “Nunca convide alguém por obrigação”.

 


 

Ajude-nos a deixar este blog ainda melhor e mais completo. Tem alguma sugestão ou algo que gostaria de saber com mais detalhes? Conte para gente! Pode nos escrever aqui. 

Ah, e não se esquece de compartilhar esse post com suas amigas que vão casar e nos grupos de noivas!

 


 

Por favor, utilize dados verdadeiros!
Por favor, só envie uma vez e fique tranquilo, sua mensagem irá aparecer aqui após um moderador validar seu e-mail.
Caso não tenha um site pode deixar este campo em branco. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0

PRECISANDO DE FOTÓGRAFO PARA O SEU CASAMENTO?

RECEBER UM ORÇAMENTO

As noivas estão lendo agora:

Casamento em Paraty no Restaurante Margarida Café – Marcella e Carlos