Entretenimento

BLOG

WEBSITE

Siga e Inspire-se !

Veja Como fazer um lindo Naked Cake

PRETO

ROSA

DOURADO

VERMELHO

VERDE

AMARELO

Inspirações para cores no seu casamento

Mais vistos

Junte-se a nossas

 AVENTURAS

@alexsantiagofotografia

@maillinsantiago

Olá seja bem-vinda! Eu sou Maillin casada com Alex Santiago e juntos somos uma equipe de fotografia de casamento. Esperamos que você fique a vontade, pegue uma bebida, relaxe e divirta-se vendo os nossos trabalhos mais recentes, buscando inspiração e encontrando ajuda neste processo de organização do casamento. Obrigada por estar aqui!

conheça alex & maillin

AZUL

ROXO

BRANCO

Por trás das Lentes

Dê uma olhada na vida do outro lado da lente.

jan 17
jan 17

A delicadeza do casamento judaico e suas tradições

Categorias:

post

Dê um play para embalar sua leitura!

Sou completamente apaixonada por casamentos e suas tradições e uma das cerimônias de casamento que mais me encanta não só como fotógrafos de casamento, mas primeiramente como pessoa é o casamento judaico.

ELEMENTOS-5

casamento judaico é um mandamento divino e está carregado de tradições e todas elas possuem uma simbologia especial. O casamento no judaísmo é uma ocasião acima de tudo sagrada onde o homem é considerado “incompleto” se não for casado e é no casamento que ele como marido e a sua esposa se juntam para formar uma única alma. “Segundo o Zohar, o casamento é a união de duas metades de almas que foram colocadas em corpos separados quando a alma desceu a terra. Nos planos Divinos essas ‘almas gêmeas’ vão ser reunidas através do casamento”. Uma forma incrível de enxergar o casamento com certeza.

ELEMENTOS-8

Os rituais judaicos de casamento são considerados verdadeiras metáforas que fazem alusão ao antigo testamento e todos os seus rituais e significados são lindos e emocionantes, por isso o planejamento destes casamentos são minuciosos e cuidadosos desde ao local até a alimentação que será servida e não é qualquer profissional que está apto a ser um fotógrafo de casamento judaico

Inspire-se em belíssimos retratos de casais apaixonados em seus melhores momentos. 

A-DELICADEZA-DO-CASAMENTO-JUDAICO-E-SUAS-TRADIÇÕES-1

Fotografia via: Blake Ezra e fotografia de capa de: Vanilla Image – véu da noiva

Mesmo que nunca tenha tido a oportunidade de ir a um casamento judaico já deve ter ouvido falar de algumas de suas tradições, como quebrar a taça durante o casamento por exemplo. Antes de falar das tradições do casamento judeu preciso ressaltar que os rituais judaicos podem ter mais de um significado e práticas distintas. Os judeus sefaradis (da Espanha e de países árabes) praticam costumes diferentes dos judeus ashkenazim (da França e da Alemanha), por exemplo.

Reunimos aqui as principais tradições do casamento judaico que dão sentido à celebração judaica do casamento para que se inspirem e conheçam mais deste universo.

ELEMENTOS-3

Os ritos tradicionais do casamento judaico tem início com o pedido de noivado ou como chamam em hebraico, erussin ou kidushin. Primeiro acontece uma cerimônia conhecida como Shtar Tena’im onde a promessa de casamento é formalizada em meio a um documento: o “Documento das condições” que é lido antes do badeken. Após esta leitura, as mães dos futuros noivos quebram um prato de porcelana. O prato de porcelana é quebrado para indicar que como a porcelana nunca pode ser consertada, um contrato de noivado quebrado é algo muito grave. Após a promessa de noivado os noivos se dedicam totalmente um ao outro para que possam tornar-se o que a Cabala descreve como “uma única alma em dois corpos diferentes”.

A-DELICADEZA-DO-CASAMENTO-JUDAICO-E-SUAS-TRADIÇÕES-3

Fotografia via: Gary Nevitt – Ketubah

ELEMENTOS-6

Ufruf

Uma semana antes do casamento o noivo vai à sinagoga para anunciar o casamento à sua congregação. Ele então ora pedindo força ao pai para ter um bom casamento. Após a anunciação acontece a kiddush, que é a entrega de vinho e comidas aos fiéis da congregação. No mesmo dia acontece um almoço entre os noivos com seus familiares.

ELEMENTOS-2

Mikveh

Uma semana antes do casamento a noiva recebe um banho ritualístico para limpar todas as suas energias e ir para a festa de casamento em um estado de completa pureza. Homens e mulheres tomam este banho, mas em espaços separados. Neste dia os noivos também trocam presentes, a noiva dá um talit (xale de orações) para o noivo e ele lhe presenteia com um par de castiçais.

A partir da semana anterior ao casamento, os noivos já não se veem mais. No dia da celebração eles são considerados como rei e rainha.

Veja estas dicas e saiba como organizar o seu casamento sem estresse.

A-DELICADEZA-DO-CASAMENTO-JUDAICO-E-SUAS-TRADIÇÕES-4

Fotografia via: Gianni di Natale – kiddush

ELEMENTOS-7

Yom Kipur

O dia do casamento judaico para os noivos é como um Yom Kipur pessoal (dia do perdão) e os noivos devem passar este dia em oração, atos de bondade (tsedacá) e reflexão espiritual. Neste dia D´us perdoa completamente ambos pelas transgressões cometidas em suas vidas, para que os dois comecem uma vida nova juntos em um estado totalmente puro. Já que todos os pecados dos noivos são perdoados no dia de seu casamento a noiva como em diferentes religiões usa um vestido de cor clara, e utiliza pouca ou nenhuma joia para indicar tal pureza.

A cerimônia propriamente dita se inicia com a Cabalat Panim que é a cerimônia de saudação aos noivos, onde a noiva e o noivo sentam-se em locais distintos sem se verem e as recepções ocorrem separadamente onde os noivos são cumprimentados por parentes e amigos. Em certas comunidades, o noivo, recita um Maamar (discurso chassídico de Torá) sobre o significado espiritual do casamento demonstrando que, mesmo no momento mais feliz de sua vida, não se esquece de D’us e da Torá. O casamento não é somente um processo particular que une duas pessoas dispostas a construir um lar, mas é uma instituição sagrada que abrange todo um povo.

A-DELICADEZA-DO-CASAMENTO-JUDAICO-E-SUAS-TRADIÇÕES-7

Fotografia via:  Vanilla Image – entrada do noivo

Entrada do Noivo

O Noivo entra primeiro e acompanhado dos pais que vem seguido dos seus acompanhantes. O Antigo Testamento registra que D’us apareceu na montanha e esperou pelo povo de Israel. No seu caminho para a chupá, o noivo, junto com seus acompanhantes, faz uma rápida parada num local onde vestirá o kitel, manto branco. Outra razão do noivo entrar primeiro é que o casamento só acontece com o consentimento da mulher. Isso justifica a chegada da noiva logo após a entrada do noivo, mostrando que ela realmente deseja a união. A entrada da noiva é acompanhada pelos seus pais assim como o noivo. A noiva entra com o rosto descoberto e assim que chega ao altar, o noivo cobre-o com o véu antes de eles entrarem na chupá. A noiva então recebe bênçãos e orações dos pais. O ato de cobrir os cabelos simboliza a modéstia que caracteriza as virtudes da mulher judia, outro motivo pelo qual o noivo cobre o rosto da noiva é para indicar que não está interessado apenas na sua beleza física, ele está atraído pelas suas qualidades espirituais, algo que ela nunca irá perder.

A cerimônia de casamento deve ser celebrada por um rabino, mas pode também ser celebrada por um amigo ou parente, desde que haja um rabino para supervisionar a cerimônia.

A experiência da noiva Alex Santiago. Momentos únicos e que não tem preço.

A-DELICADEZA-DO-CASAMENTO-JUDAICO-E-SUAS-TRADIÇÕES-2
A-DELICADEZA-DO-CASAMENTO-JUDAICO-E-SUAS-TRADIÇÕES-5

Fotografia via: Gary Nevitt / Mirelle Carmichael – Chupá

Chupá

Chupá é o espaço (uma espécie de cobertura, tenda aberta nas laterais) onde os noivos judeus realizam suas cerimônias de casamento. Ela simboliza passado, presente e futuro, como uma proteção que representa a bênção infinita de D’us no o lar, na casa a qual vão partilhar na futura vida a dois e a harmonia conjugal. Nos tempos antigos, o casamento judeu acontecia a céu aberto, mas, hoje em dia, pode ser feito em casa, ambientes fechados, casa de festas, ou em uma sinagoga, desde que haja a chupá nela.

O Kitel

Tradicionalmente no Yom Kipur o noivo veste sobre seu terno o kitel branco, e permanece durante toda a cerimônia da chupá usando esta veste que lembra uma mortalha.  O pensamento de que mesmo neste seu dia mais feliz o homem deve lembrar que é mortal sempre tendo D’us em mente o afastará do pecado. Recordar o dia da morte é também um lembrete para o casal que o casamento deve perdurar até o último dia de suas vidas.

Ketubah

O primeiro ato da cerimônia é a assinatura do Ketubah, (contrato de casamento judaico), que estabelece os termos legais do casamento demonstrando que os noivos não veem o casamento apenas como uma união física e emocional, mas também como um compromisso legal e moral. Mesmo que haja um casamento no civil para fins sociais ainda hoje ele é assinado.

A-DELICADEZA-DO-CASAMENTO-JUDAICO-E-SUAS-TRADIÇÕES-6

Fotografia via: Vanilla Image – Kipá

Kipá

De acordo com o costume judaico, os homens devem usar a kipá na cabeça para lembrar que D’us esta acima de nós, acompanhando e observando nossos atos.

As velas

Os noivos são acompanhados pelos pais que seguem segurando velas acesas ficando à direita e à esquerda dos noivos. A mão direita representa bondade e a esquerda, firmeza. Direita e esquerda simbolizam o relacionamento entre o casal que deve ser contrabalanceado com amor e firmeza – saber dar e não procurar só receber.

As sete voltas

Ao chegarem à chupá, a noiva, os pais (e, segundo a tradição de alguns, até os avós) circundam o noivo sete vezes. Este é um costume de origem cabalística, difundido apenas entre as comunidades judaicas ashkenazitas (ocidentais). As voltas são alusivas aos sete dias da Criação. Quando o ritual termina, ela se posiciona ao lado direito do futuro marido, em sinal que sempre estará ao seu lado para o que der e vier.

50 frases marcantes para o convite do casamento. Escolha a sua.

A-DELICADEZA-DO-CASAMENTO-JUDAICO-E-SUAS-TRADIÇÕES-9

Fotografia via:  Jeremy Standley – “mães” com a noiva

Kidushin

Já que o casamento é uma mitsvá, preceito Divino, uma bênção é recitada antes de sua execução em agradecimento pela santificação de D’us à união. O casamento judaico torna-se cadosh através de todo o significado que permeia a cerimônia em todos os detalhes, através de kidushin, consagração, e os alicerces que deverão formar o novo lar e o relacionamento do casal.

Alianças

A troca de alianças é um ato de santificação, o auge da celebração judaica de casamento. A partir do momento que o noivo coloca o anel no dedo da noiva, eles já são considerados casados. E mais: a aliança deve ser colocada na mão mais forte da noiva – seja ela canhota ou destra.

No judaísmo, o anel representa poder, autoridade e proteção. A aliança representa um círculo incondicional, perfeito e inquebrável. O noivo diz: “Com este anel, tu és consagrada a mim conforme a lei de Moisés e Israel”. A partir desse momento, tudo será compartilhado: a vida, a casa, os bens, os sonhos, os pensamentos, tudo.

A-DELICADEZA-DO-CASAMENTO-JUDAICO-E-SUAS-TRADIÇÕES-10

Fotografia via:  Whitmeyer Photography – quebra do copo

O ato de quebrar o copo

Acredito que este ritual seja o mais conhecido: a quebra do copo no fim da cerimônia na saída dos noivos. O noivo quebra com o pé direito um copo para lembrar a destruição do Templo em Jerusalém. O vidro representa a reconstrução e o ritual simboliza que o homem é mortal.

Ao som do copo quebrado, a atmosfera solene é rompida e os convidados gritam “Mazel Tov”, que significa “boa sorte” em hebraico na hora da saída dos noivos. Então todo o silêncio e a solenidade são substituídos por danças e música. Todos devem animar os noivos expressando a alegria e apoio ao casal que constitui a partir deste momento, mais um elo na corrente de vida através da Torá. O casamento será fortalecido a cada dia através do entendimento entre ambos, dos limites do outro, companheirismo, amizade, carinho, amor, respeito e cumprimento das leis de pureza familiar. Estes são os verdadeiros valores que consagram um casamento judaico.

Lembro que citamos aqui rapidamente algumas curiosidades, rituais e significados de um tradicional casamento judaico, mas a cerimônia judaica é muito mais rica em toda sua tradição, seus rituais e suas simbologias, e com os tempos modernos algumas tradições e  costumes mais rígidos dependendo da família e do gosto dos noivos podem não ser feitos. Não deixe de falar conosco se forem casar dentro das tradições judaicas, somos apaixonados por tudo que simboliza o casamento judaico, espero que tenham curtido o post.

Não há nada mais importante que a família, por isso nossa maior preocupação antes de mais nada é com a preservação da memória para o legado da sua família.

Reserve sua data e tenha nosso olhar  no dia mais importante de sua vida.

ELEMENTOS-1

Ajude-nos a deixar este blog ainda melhor e mais completo tem alguma sugestão ou algo que gostaria de saber com mais detalhes? Conte para gente! Pode nos escrever aqui.  

Ah, e não se esquece de compartilhar esse post com suas amigas que vão casar!

Posts Relacionados:

As noivas estão lendo agora:

Ensaio Susan & Luiz | Rio De Janeiro – RJ

Por que jogar arroz nos noivos?

Ensaio Monique & João | Rio De Janeiro – RJ

Escolher a data do casamento: como, quando e porque!

Ensaio Tâmila & Uallace | Paraty – RJ

Ficou noiva? Veja como lidar com as opiniões sobre o seu casamento

6 coisas que quase todas as noivas esquecem de fazer no dia do casamento

Casamento Susan & Luiz | Rio de Janeiro – RJ

As Melhores Frases para Convite de Casamento

Ensaio Nathália & Raphael | Angra Dos Reis – RJ

Pacote de serviços, porque ficar de olhos bem abertos?

Renovação de Votos na Ilha Grande – RJ

Renovação de Votos na Ilha Grande – RJ

Pacote de serviços, porque ficar de olhos bem abertos?

Casamento em uma Mansão em Angra dos Reis – RJ

Ensaio Nathália & Raphael | Angra Dos Reis – RJ

As Melhores Frases para Convite de Casamento

Casamento Susan & Luiz | Rio de Janeiro – RJ

Elopement wedding – o que é o tal casamento a dois?

Como organizar o estilo do seu casamento

Ensaio Jessica & Alessandro | Lídice – RJ

Casamento Kirna & Rafael | Minas Gerais – MG

6 coisas que quase todas as noivas esquecem de fazer no dia do casamento

Casamento Horrana & Rodolpho | Angra dos Reis – RJ

As noivas estão lendo agora:

Inspirações para o seu casamento

decoração

VESTIDO DA NOIVA

bolo

buquê

ensaio de casal

Casamentos Reais

Inspirações para cores no seu casamento

abr 15
abr 15

Renovação de Votos na Ilha Grande – RJ

Categorias:

Um romântico elopement wedding na Ilha Grande com inspiração na cultura local caiçara. Cinco anos depois do sim e com frutos ricos no feliz casamento este belo casal decidiu renovar os votos em grande estilo. Um elopement wedding para renovar os votos no lugar onde se conheceram. Formamos um time de peso para organizar um […]

abr 13
abr 13

Pacote de serviços, porque ficar de olhos bem abertos?

Categorias:

Dê um play para embalar sua leitura! Data escolhida começam então a busca pelos serviços e profissionais que vão tornar o sonho dos noivos realidade! A dúvida que surge na cabeça dos noivos antes da escolha é normal e perfeitamente aceitável, afinal, o dia do casamento é uma das datas mais esperadas na vida de um casal que sonha […]

abr 11
abr 11

Casamento em uma Mansão em Angra dos Reis – RJ

Categorias:

Casamento em mansão em Angra dos Reis com direito a balada até o sol raiar e fogos de artifício. Um casamento animado de noivos muito queridos. Saída dos noivos com fogos de artifício. O pai da noiva celebrou a cerimônia. Um celebrante emocionado e rico em histórias. Uma balada pra ninguém colocar defeito rodada de […]

abr 9
abr 9

Ensaio Nathália & Raphael | Angra Dos Reis – RJ

Categorias:

Um amor para a vida inteira! Um casal que parecem feitos um para o outro da mesma carne, com o mesmo amor. É neste clima que este ensaio pré casamento acontece acontece em uma casa particular em Angra dos Reis. O ensaio começou na residência da família em uma casa a beira mar em Angra […]

abr 7
abr 7

As Melhores Frases para Convite de Casamento

Categorias:

A realidade de que o casamento está mesmo chegando e logo logo o sonho se torna realidade começa pelo convite. Independente de ser um convite tradicional ou um convite informal o convite de casamento deve refletir em poucas palavras o melhor da história de amor que construíram juntos.

A forma mais utilizada de anunciar a tão esperada data é o convite de casamento e nele cai super bem uma frase inicial que pode e deve ter tudo a ver com vocês e com o estilo do casamento, seja esta frase vinda um filme, música, verso, versículo bíblico ou do coração.

abr 5
abr 5

Casamento Susan & Luiz | Rio de Janeiro – RJ

Categorias:

Um casamento autêntico que vai do clássico ao Rock Baby! Este casamento com cerimônia belíssima no tradicional Mosteiro de São Bento e festa no Cine Botequim com uma balada pra ninguém botar defeito! Acompanhamos os noivos há quase um ano com conversas praticamente diárias, para nós esta conexão é importante, conhecer os pequenos detalhes de […]

abr 3
abr 3

Elopement wedding – o que é o tal casamento a dois?

Categorias:

Dê um play para embalar sua leitura! Quando os noivos começam a planejar um casamento são tantos detalhes a serem vistos que dificilmente não se estressam por algo, seja por conta da organização, a falta de dinheiro, conflitos familiares ou qualquer outro motivo. Por conta do estresse causado pelos preparativos a ideia de desistir e jogar tudo para o […]

abr 1
abr 1

Como organizar o estilo do seu casamento

Categorias:

Dê um play para embalar sua leitura! A internet está aí para qualquer noiva mergulhar em um mundo de inovações, ideias e inspirações. E isso é maravilhoso! Casamentos cada vez mais inspiradores são planejados e acontecem todos os dias. Só que, você noiva sabe bem que a sua pasta de inspiração não é tão linda […]

mar 31
mar 31

Ensaio Jessica & Alessandro | Lídice – RJ

Categorias:

Ensaio pré casamento na serra. O charme da luz no inverno em meio a natureza da serra de Rio Claro, RJ e um casal amoroso e dedicado. Para aproveitar a linda luz do inverno viajamos de Angra dos Reis a Rio Claro percorrendo toda a serra e fotografando de fundo a sua paisagem ainda intocada. […]

mar 29
mar 29

Casamento Kirna & Rafael | Minas Gerais – MG

Categorias:

Clima de puro romantismo neste casamento no campo em Minas Gerais com a cerimônia do óleo. Um casamento com decoração rústica em uma bela paisagem, uma dupla perfeita! A delicadeza da cerimônia do óleo deixou a todos encantados. O Jipe militar que a noiva escolheu como veículo para levá-la ao casamento. Noivos moderninhos que casam […]

mar 27
mar 27

6 coisas que quase todas as noivas esquecem de fazer no dia do casamento

Categorias:

Dê um play para embalar sua leitura! Quando seu “Dia D”, ou seja, o dia do casamento chegar, você provavelmente estará tão sobrecarregada por tantos tipos diferentes de sentimento e emoção que provavelmente vai estar com os nervos à flor da pele, sem mencionar o fato de haver tanta atividade em torno de você que pode facilmente se […]

mar 23
mar 23

Casamento Horrana & Rodolpho | Angra dos Reis – RJ

Categorias:

Casamento clássico com vista para o mar e trilha sonora de fundo o som do mar e o canto dos pássaros. Um casamento com uma bela decoração clássica e momentos ricos em beleza e emoção. Uma das coisas que mais gosto é de realmente valorizar cada um de nossos noivos com atitudes que vão muito […]

mar 21
mar 21

Ensaio Horrana & Rodolpho | Paraty – RJ

Categorias:

Ensaio pré casamento elegante na praia em Paraty que arrancou suspiros nos primeiros dias de verão. Entre Angra dos Reis e Paraty esta praia de longa extensão de areias brancas é o cenário perfeito para um belo ensaio fotográfico romântico em dias de sol ou nublados. O look da noiva, clássico em tom pastel feito […]

mar 20
mar 20

Bate – Papo: Carol Pessanha

Categorias:

Dê um play para embalar sua leitura! Organizar um casamento proporciona aos noivos e familiares muitos dias que são sem sombra de dúvida maravilhosos, mas alguns destes momentos também são de dúvidas, incertezas e inseguranças que quando não contornadas se tornam uma bola de neve e transformam o que deveria ser um dia mágico em um verdadeiro caos. […]

mar 19
mar 19

O vestido dos Sonhos

Categorias:

Dê um play para embalar sua leitura! Uma história por: Susan Hoffmeister. Sabe quando você precisa de leveza na vida? Rir e sorrir para coisas boas e ruins? Acredito já ter comentado que temos a imensa sorte de fotografar pessoas e histórias inspiradoras. Quando o digo, falo a verdade, acredite! A escritora Susan nos procurou com […]

De Angra dos Reis, RJ para o mundo

entre em contato

Angra dos Reis, RJ

FALE COM A GENTE pelo whatsapp

site@alexsantiago.com.br

links importantes

CNPJ: 24.845.152/0001-53

©2017 alex santiago fotografia

Siga nossas redes sociais