Por que maio é o mês das noivas?

PRECISANDO DE FOTÓGRAFO PARA O SEU CASAMENTO?

RECEBER UM ORÇAMENTO

Siga e Inspire-se !

Se Inspire com um lindo Naked Cake

PRETO

ROSA

DOURADO

VERMELHO

VERDE

AMARELO

Inspirações para cores no seu casamento

AZUL

ROXO

BRANCO

Por trás das Lentes

Dê uma olhada na vida do outro lado da lente.

Junte-se a nossas

 AVENTURAS

@alexsantiagofotografia

@maillinsantiago

INSTAGRAM

Olá seja bem-vinda! Eu sou Maillin casada com Alex Santiago e juntos somos uma equipe de fotografia de casamento. Esperamos que você fique a vontade, pegue uma bebida, relaxe e divirta-se vendo os nossos trabalhos mais recentes, buscando inspiração e encontrando ajuda neste processo de organização do casamento. Obrigada por estar aqui!

conheça alex & mai

Por que maio é o mês das noivas?

Dê um play para embalar sua leitura!

 

 

É de conhecimento popular que maio é o mês das noivas, mas, você já se perguntou o porquê o mês de maio foi por muito tempo o mês preferido pelas noivas? Bom, a resposta não é nada simples já que esta tradição é super antiga.

 

Na verdade a tradição dos casamentos no mês de maio é milenar e tem origem basicamente nos costumes populares da Antiguidade, mas poucas pessoas sabem disso. Aliás, são destas tradições que vem muitos hábitos e costumes existentes no casamento que continuam até hoje.

 

Embora tenham diferentes histórias e não haja um consenso a respeito do motivo da escolha do mês das noivas, algumas hipóteses foram criadas. Mas, vamos tentar responder a esta interessante curiosidade sobre casamento. “Porque afinal dizem que maio é o mês das noivas?”

 

Veja também:  Escolher a data do Casamento: como, quando e porque!

casamento-serra-fotografo-casamento-rj

Fotografia via: Alex Santiago

 

Começando pelo básico:

 

Uma das principais respostas para esta pergunta nós encontramos nos costumes populares da Idade Média.

 

No hemisfério norte de onde importamos esta tradição o mês de maio nos costumes populares é um dos meses mais importantes do ano sendo comemorado com muitas flores e festas onde a primavera reina soberana e chega a seu ápice com o clima ameno e a natureza exuberante.

 

Com a chegada das flores o amor e romantismo pairam no ar e que melhor associação com o casamento do que o romance e flores?

 

É exatamente por este vínculo: flores, clima ameno, (o clima não está tão quente quanto no verão nem tão frio quanto no inverno, proporcionando mais chances de que a temperatura esteja ideal na data da cerimônia) festas e comemoração que maio foi e é considerado um mês perfeito para casamentos.

 

Muitas das tradições dos casamentos remontam deste período, como os arranjos de flores, o bolo do casamento, as guirlandas, as tiaras e inclusive o buquê da noiva. Como era uma época de colheita o período era de fartura, e aí claro não poupavam festas com muita bebida e comidas que eram belamente decoradas com fitas e adereços.

 

Todos estes costumes e muitos outros foram posteriormente incorporados na tradicional celebração cristã. Que é a forma de casamento como conhecemos hoje: evento em que as pessoas são convidadas para celebrar a união do casal com a presença de um representante da igreja.

 

No Brasil que fica situado no hemisfério ocidental o mês de maio fica no meio do outono uma estação que inspira beleza, mas também melancolia com suas noites cada vez mais longas que o dia, a queda das folhas das árvores e a temperatura cada vez mais fria.

 

Outono é considerado uma época de transição, no entanto mesmo sendo estações e culturas tão diferentes nós importamos esta tradição e a mantemos até hoje.

 

Inspire-se:  As melhores frases para Convite de Casamento

fotógrafo-de-casamento-angra-dos-reis-1

Fotografia via: Alex Santiago

 

Curiosidades:

 

Os casamentos realizados em maio também têm inspiração na astrologia. Nessa época do ano por conta da passagem do Sol pelo signo de Touro, cuja simbologia está fortemente relacionada à fertilidade, e ao amor que dá forças a tudo, as colheitas do próximo ano e o retorno do sol com toda a sua intensidade.

 

Segundo a astrologia casamentos realizados sob a influência de