Entretenimento

BLOG

WEBSITE

Siga e Inspire-se !

Veja Como fazer um lindo Naked Cake

PRETO

ROSA

DOURADO

VERMELHO

VERDE

AMARELO

Inspirações para cores no seu casamento

Mais vistos

Junte-se a nossas

 AVENTURAS

@alexsantiagofotografia

@maillinsantiago

Olá seja bem-vinda! Eu sou Maillin casada com Alex Santiago e juntos somos uma equipe de fotografia de casamento. Esperamos que você fique a vontade, pegue uma bebida, relaxe e divirta-se vendo os nossos trabalhos mais recentes, buscando inspiração e encontrando ajuda neste processo de organização do casamento. Obrigada por estar aqui!

conheça alex & maillin

AZUL

ROXO

BRANCO

Por trás das Lentes

Dê uma olhada na vida do outro lado da lente.

mar 17
mar 17

Como organizar um casamento ao ar livre

Categorias:

post, Planejamento

Dê um play para embalar sua leitura!

Se você pedir uma única dica sobre casamento para um fotógrafo de casamento ela será quase unânime: Case ao ar livre de dia! Motivo principal? A luz é linda!

Elementos-2-7

Independente do local os casamentos ao ar livre são sempre lindos e românticos, se for de dia então ganham um charme a mais! São ideais para quem gosta de ficar mais próximo a natureza. Ele pode ser um casamento no campo, na praia e até em casa, durante o dia e também à noite. É bem verdade que os casamentos ao ar livre no Brasil estão se tornando o sonho de cada vez mais noivos. Porém, organizar um casamento ao ar livre nem sempre é fácil, é necessário fazer um planejamento com todos os detalhes desejados, desde decoração até a escolha do local e tomar alguns cuidados para que tudo saia conforme o planejado e vocês consigam ter um casamento lindo e livre de preocupações. Como por exemplo: o tempo! Ele é a maior ou uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos noivos para seus casamentos ao ar livre, pois nunca se sabe se vai chover ou não. É muito importante planejar medidas preventivas e se atentar aos detalhes para ter o casamento perfeito.  Por isso, selecionamos estas dicas de como organizar um casamento ao livre:

Elementos-4-6

Pode parecer fácil, mas não é! Esse tipo de casamento não é tão fácil de realizar como parece. Já ouvi várias vezes pessoas que acreditavam que um casamento ao ar livre é “muito mais fácil e barato” que um casamento à noite. A grande maioria das vezes estas pessoas estão equivocada.

Seja uma noiva Alex Santiago e tenha as melhores heranças do dia do seu casamento.

casamento-ao-ar-livre-paraty

Foto post e capa via: Alex Santiago 

Muitas vezes o casamento ao ar livre vem carregado de armadilhas. Primeiro: o orçamento final de um casamento e sua complexidade vai depender do que os noivos queiram para seu dia D e não da hora e local que o casamento acontece, já fotografamos casamentos à noite super em conta e casamentos diurnos que foram puro luxo. Então, o valor do casamento está atrelado ao estilo do casamento e não da hora ok? Agora, vamos falar da facilidade que algumas pessoas acreditam que um casamento ao ar livre tenha. Já pararam para pensar na estrutura necessária que as vezes é preciso para realizar um casamento ao ar livre de forma impecável e segura? Algumas vezes é preciso alugar gerador de luz, carro pipa, tendas e adequar à iluminação. Olha que estes são só alguns exemplos. Entendam que não quero dizer que um casamento ao ar livre seja algo difícil de organizar ou mais difícil que um casamento noturno em local fechado. Apenas estou dizendo que não se deve subestimar a organização de um casamento independente do horário que ele ocorra.

Elementos-8-1

Data do Casamento:

Já parou para pensar além da escolha emocional qual a melhor data para se casar? Para realizar um casamento ao ar livre, a escolha da época e do horário certos é fundamental. É preciso analisar com muito cuidado a escolha da data e horário, os noivos devem se atentar para a estação do ano, (pois existem detalhes que devem ser levados em conta em dias muito frios ou muito quentes), a época de chuvas, (especialmente as de verão, que geralmente acontecem fim de tarde e em volume torrencial).

Elementos-5-6

Quanto ao horário se o problema é o sol das estações quentes o ideal é escolher a cerimônia em um horário mais ameno. Casamento de manhã com cerimônias que se iniciem até às 11h00min ou após as 16h00min são mais agradáveis, mas, geralmente noivas que se casam no mesmo local da recepção tendem a se atrasar mais (curioso não? Mas é verdade!).

Se deseja ter um casamento ao por do sol organize tudo com sua cerimonialista para que o casamento aconteça realmente no horário previsto, pois do contrário vocês podem acabar sonhando com um casamento de dia e ele se tornar noturno sem uma iluminação ideal, o que fugiria completamente dos planos para a cerimônia não é?

O local:

Depois de escolher a data ou período desejado é preciso definir onde se casar  e verificar se ele possui estrutura que comporte o tipo de cerimônia que desejam e quais providências terão que tomar para que seu sonho de casamento perfeito se torne real. Tudo isso é indispensável para garantir o sucesso do casamento, o conforto dos noivos e convidados.

Veja aqui uma forma simples de  como escolher a data para o casamento.

casamento-ao-ar-livre-angra-dos-reis

Foto via: Alex Santiago

A estrutura:

estrutura necessária para realização do casamento vai depender basicamente de duas coisas: do estilo do casamento e do local escolhido. É preciso pensar não só no local da cerimônia, na decoração, mesas e cadeiras, como também na necessidade de alguma cobertura de área que pode ser feita com tendas, por exemplo, na estrutura física básica como banheiros, luz, água como em um casamento em uma praia, por exemplo, e outros detalhes.

 

Uma dica para a cerimônia é: Pense na fotografia! O espaço que servirá como ”altar” não pode ser muito pequeno, é preciso uma área de circulação livre mínima, então se atente a escolha de gazebos que na maioria das vezes são pequenos e ficam ainda menores com decoração como voil, plantas, velas, etc. o que acaba dificultando muito o trabalho. Escolha itens que sejam condizentes ao que desejam.

Plano B:

Tenha um plano B alternativo caso precise realizar mudanças por conta de uma chuva inesperada. E que o plano B esteja pré – montado para que se necessário seja fácil à mudança. Todos torcemos para que não chova, mas, pode acontecer, previsões são previsões, e ainda sim o tempo às vezes surpreende, então, prepare-se. Vocês podem escolher um local que disponha de uma parte coberta ou interna que comporte a cerimônia e a festa caso ocorra uma mudança no tempo ou podem optar por colocar tendas; no caso das tendas verifique se precisa cobrir o chão do local ou mudar a cerimônia de lugar, em casos de chuva intensa o chão pode ficar encharcado ou enlameado e acabar comprometendo o bom funcionamento do casamento. Certifique-se também se as tendas são de boa qualidade e suportem vento ou chuva mais forte.

Elementos-6-4

Antes de contratar um sistema de som e iluminação para a festa cheque se o local comporta o uso de toda a energia que será utilizada. Pensar previamente em tudo que pode acontecer pode ser o alívio para muitas dores de cabeça no dia!

 

Sei que o sonho de toda noiva que quer um casamento ao ar livre é casar ao ar livre, mas é importante lembrar que imprevistos acontecem e está tudo bem, por que o mais importante é aproveitar este momento tão importante ao lado de seus familiares e amigos.

Decoração:

A grande vantagem de um casamento ao ar livre é o ambiente já possuir a sua beleza natural o que diminui muito a necessidade de uma decoração grandiosa e é possível abusar do que a natureza oferece e criar projetos de decoração únicos e belos.

Veja também os mais belos retratos de amor real.

decoracao-casamento-paraty

Foto via: Alex Santiago

Para cerimônias realizadas durante o dia, uma decoração floral e natural fica perfeito, sejam as flores de cores únicas ou coloridas para dar mais alegria e um charme a mais.

 

Para as cerimônias noturnas, as flores também caem muito bem, porém o ideal é optar por cores únicas ou contrastantes e abusar de luz criativa no casamento, que proporcionam ainda mais romantismo ao casamento;

 

Para a cerimônia pode se optar por coisas mais simples como gazebos, arcos ou treliças de bom tamanho, tudo sem muita ornamentação, para que o foco seja a cerimônia; quando o casamento for à tarde ou por do sol pense em uma opção de iluminação também para a cerimônia como, por exemplo, as lindas cordas de luzes, lâmpadas suspensas, varal de luz, luminárias, tochas ou velas sejam elas grandes ou pequenas em suportes. Em casamentos ao ar livre é possível inventar, ousar e usar toda sua criatividade e tornar seu casamento único arrisque fazer diferente. Cuidado apenas com exageros casamentos ao ar livre são sempre belos e alguns poucos detalhes já vão deixar seu casamento lindo.

Música:

Independente de quem irá tocar seja música ao vivo ou DJ contrate um bom sistema de som para que o som local existente não abafe a música de seu casamento. Casamentos ao ar livre sofrem algumas interferências sonoras: vento, crianças, ondas (quando realizado na praia) barulhos externos, e outros ruídos.

Elementos-7-3

Menu:

Em casamentos ao ar livre você pode brincar com o Buffet e o menu escolhendo opções inusitadas e servindo receitas diferentes, é possível usar da criatividade por ser um casamento descontraído, leve e despojado.  Peça ajuda e opinião ao seu fornecedor e planeje bem o menu para o casamento garantindo que os pratos sugeridos são adequados ao horário e à temperatura. Uma boa pedida é ter sempre a disposição dos convidados uma mesa com petiscos simples, frios ou frutas, junto com bebidas refrescantes para que seus convidados fiquem confortáveis durante todo o casamento.

decoracao-casamento-rio-de-janeiro

Foto via: Alex Santiago

Bebida:

Não só o menu escolhido para um casamento de dia deve ser diferente de um casamento noturno como as bebidas selecionadas também, e esta é uma parte importante e que muitas noivas desconhecem. Bebidas alcoólicas causam desidratação, e em uma situação de clima quente, o efeito é maior ainda não só da desidratação como os efeitos do álcool, fora que bebidas com álcool não matam a sede. Então selecione muito bem as bebidas que servirá a aos seus convidados e garanta algumas bebidas refrescantescomo sucos, chás gelados, e drinks leves a base de frutas. E o principal, tenha água e gelo em abundância sempre a disposição, para garantir hidratação e saúde aos convidados, e dos noivos também.

Conforto:


Parece estranho falar sobre isso, mas estar confortável em qualquer lugar é essencial para qualquer ocasião. Independente do tipo do casamento e horário procure também pensar no conforto dos convidados e se preparar para recebê-los bem.

 

Como já foi dito ofereça petiscos, frutas, água e bebidas refrescantes para os convidados enquanto aguardam o início da cerimônia, é super prático deixar uma mesa a disposição de todos com estes itens; para casamentos no verão ou na praia em qualquer época do ano tenha a disposição dos convidados protetor solar, se o local for muito quente, disponha de leques, ventiladores elétricos ou use tendas para sombrear o local; pensar em um local de espera com sombra é ótimo também, pode ser uma tenda, uma árvore ou local coberto, lembre-se que pode ter alguém que não pode ficar exposto ao sol e nem por isso quer perder a cerimônia.

Porque jogar arroz nos noivos? Veja aqui curiosidades de uma das maiores tradições do casamento.

casamento-ao-ar-livre-noite-rio-de-janeiro

Foto via: Alex Santiago

Para casamentos ao entardecer principalmente se forem no campo ou sítio tenha também repelentes. Uma observação geral para casamentos ao ar livre em qualquer horário: observe a posição do sol na hora da cerimônia e organize a decoração de forma que durante a cerimônia vocês e os convidados não fiquem contra o sol. E se prepare para muitos abraços e sorrisos, geralmente os convidados ficam extasiados com o visual do casamento ao ar livre.

 

Não tenha dúvidas quanto a realizar ou não seu casamento ao ar livre, eles são de uma beleza e delicadeza ímpar! Só não deixe de preparar tudo com muito carinho e atenção para que nada atrapalhe o dia de vocês. Fale com todos os profissionais e fornecedores envolvidos, pesquise, pergunte e tire suas dúvidas, peça opinião e seja criativo. Afinal, já que vai ser ao livre, faça seu casamento ser lindo e inesquecível!

Mais que belas fotografias, queremos que seu casamento reflita o sentimento real e que você tenha como herança os melhores momentos do início do seu legado. 

Elementos-3-7

Ajude-nos a deixar este blog ainda melhor e mais completo tem alguma sugestão ou algo que gostaria de saber com mais detalhes? Conte para gente! Pode nos escrever aqui.

Ah, e não se esquece de compartilhar esse post com suas amigas que vão casar!

 

Posts Relacionados:

As noivas estão lendo agora:

Ensaio Susan & Luiz | Rio De Janeiro – RJ

Por que jogar arroz nos noivos?

Ensaio Monique & João | Rio De Janeiro – RJ

Escolher a data do casamento: como, quando e porque!

Ensaio Tâmila & Uallace | Paraty – RJ

Ficou noiva? Veja como lidar com as opiniões sobre o seu casamento

6 coisas que quase todas as noivas esquecem de fazer no dia do casamento

Casamento Susan & Luiz | Rio de Janeiro – RJ

As Melhores Frases para Convite de Casamento

Ensaio Nathália & Raphael | Angra Dos Reis – RJ

Pacote de serviços, porque ficar de olhos bem abertos?

Renovação de Votos na Ilha Grande – RJ

Renovação de Votos na Ilha Grande – RJ

Pacote de serviços, porque ficar de olhos bem abertos?

Casamento em uma Mansão em Angra dos Reis – RJ

Ensaio Nathália & Raphael | Angra Dos Reis – RJ

As Melhores Frases para Convite de Casamento

Casamento Susan & Luiz | Rio de Janeiro – RJ

Elopement wedding – o que é o tal casamento a dois?

Como organizar o estilo do seu casamento

Ensaio Jessica & Alessandro | Lídice – RJ

Casamento Kirna & Rafael | Minas Gerais – MG

6 coisas que quase todas as noivas esquecem de fazer no dia do casamento

Casamento Horrana & Rodolpho | Angra dos Reis – RJ

As noivas estão lendo agora:

Inspirações para o seu casamento

decoração

VESTIDO DA NOIVA

bolo

buquê

ensaio de casal

Casamentos Reais

Inspirações para cores no seu casamento

abr 15
abr 15

Renovação de Votos na Ilha Grande – RJ

Um romântico elopement wedding na Ilha Grande com inspiração na cultura local caiçara. Cinco anos depois do sim e com frutos ricos no feliz casamento este belo casal decidiu renovar os votos em grande estilo. Um elopement wedding para renovar os votos no lugar onde se conheceram. Formamos um time de peso para organizar um […]

Categorias:

abr 13
abr 13

Pacote de serviços, porque ficar de olhos bem abertos?

Categorias:

Dê um play para embalar sua leitura! Data escolhida começam então a busca pelos serviços e profissionais que vão tornar o sonho dos noivos realidade! A dúvida que surge na cabeça dos noivos antes da escolha é normal e perfeitamente aceitável, afinal, o dia do casamento é uma das datas mais esperadas na vida de um casal que sonha […]

abr 11
abr 11

Casamento em uma Mansão em Angra dos Reis – RJ

Categorias:

Casamento em mansão em Angra dos Reis com direito a balada até o sol raiar e fogos de artifício. Um casamento animado de noivos muito queridos. Saída dos noivos com fogos de artifício. O pai da noiva celebrou a cerimônia. Um celebrante emocionado e rico em histórias. Uma balada pra ninguém colocar defeito rodada de […]

abr 9
abr 9

Ensaio Nathália & Raphael | Angra Dos Reis – RJ

Um amor para a vida inteira! Um casal que parecem feitos um para o outro da mesma carne, com o mesmo amor. É neste clima que este ensaio pré casamento acontece acontece em uma casa particular em Angra dos Reis. O ensaio começou na residência da família em uma casa a beira mar em Angra […]

Categorias:

abr 7
abr 7

As Melhores Frases para Convite de Casamento

Categorias:

A realidade de que o casamento está mesmo chegando e logo logo o sonho se torna realidade começa pelo convite. Independente de ser um convite tradicional ou um convite informal o convite de casamento deve refletir em poucas palavras o melhor da história de amor que construíram juntos.

A forma mais utilizada de anunciar a tão esperada data é o convite de casamento e nele cai super bem uma frase inicial que pode e deve ter tudo a ver com vocês e com o estilo do casamento, seja esta frase vinda um filme, música, verso, versículo bíblico ou do coração.

abr 5
abr 5

Casamento Susan & Luiz | Rio de Janeiro – RJ

Categorias:

Um casamento autêntico que vai do clássico ao Rock Baby! Este casamento com cerimônia belíssima no tradicional Mosteiro de São Bento e festa no Cine Botequim com uma balada pra ninguém botar defeito! Acompanhamos os noivos há quase um ano com conversas praticamente diárias, para nós esta conexão é importante, conhecer os pequenos detalhes de […]

abr 3
abr 3

Elopement wedding – o que é o tal casamento a dois?

Dê um play para embalar sua leitura! Quando os noivos começam a planejar um casamento são tantos detalhes a serem vistos que dificilmente não se estressam por algo, seja por conta da organização, a falta de dinheiro, conflitos familiares ou qualquer outro motivo. Por conta do estresse causado pelos preparativos a ideia de desistir e jogar tudo para o […]

Categorias:

abr 1
abr 1

Como organizar o estilo do seu casamento

Categorias:

Dê um play para embalar sua leitura! A internet está aí para qualquer noiva mergulhar em um mundo de inovações, ideias e inspirações. E isso é maravilhoso! Casamentos cada vez mais inspiradores são planejados e acontecem todos os dias. Só que, você noiva sabe bem que a sua pasta de inspiração não é tão linda […]

mar 31
mar 31

Ensaio Jessica & Alessandro | Lídice – RJ

Categorias:

Ensaio pré casamento na serra. O charme da luz no inverno em meio a natureza da serra de Rio Claro, RJ e um casal amoroso e dedicado. Para aproveitar a linda luz do inverno viajamos de Angra dos Reis a Rio Claro percorrendo toda a serra e fotografando de fundo a sua paisagem ainda intocada. […]

mar 29
mar 29

Casamento Kirna & Rafael | Minas Gerais – MG

Clima de puro romantismo neste casamento no campo em Minas Gerais com a cerimônia do óleo. Um casamento com decoração rústica em uma bela paisagem, uma dupla perfeita! A delicadeza da cerimônia do óleo deixou a todos encantados. O Jipe militar que a noiva escolheu como veículo para levá-la ao casamento. Noivos moderninhos que casam […]

Categorias:

mar 27
mar 27

6 coisas que quase todas as noivas esquecem de fazer no dia do casamento

Categorias:

Dê um play para embalar sua leitura! Quando seu “Dia D”, ou seja, o dia do casamento chegar, você provavelmente estará tão sobrecarregada por tantos tipos diferentes de sentimento e emoção que provavelmente vai estar com os nervos à flor da pele, sem mencionar o fato de haver tanta atividade em torno de você que pode facilmente se […]

mar 23
mar 23

Casamento Horrana & Rodolpho | Angra dos Reis – RJ

Categorias:

Casamento clássico com vista para o mar e trilha sonora de fundo o som do mar e o canto dos pássaros. Um casamento com uma bela decoração clássica e momentos ricos em beleza e emoção. Uma das coisas que mais gosto é de realmente valorizar cada um de nossos noivos com atitudes que vão muito […]

mar 21
mar 21

Ensaio Horrana & Rodolpho | Paraty – RJ

Ensaio pré casamento elegante na praia em Paraty que arrancou suspiros nos primeiros dias de verão. Entre Angra dos Reis e Paraty esta praia de longa extensão de areias brancas é o cenário perfeito para um belo ensaio fotográfico romântico em dias de sol ou nublados. O look da noiva, clássico em tom pastel feito […]

Categorias:

mar 20
mar 20

Bate – Papo: Carol Pessanha

Categorias:

Dê um play para embalar sua leitura! Organizar um casamento proporciona aos noivos e familiares muitos dias que são sem sombra de dúvida maravilhosos, mas alguns destes momentos também são de dúvidas, incertezas e inseguranças que quando não contornadas se tornam uma bola de neve e transformam o que deveria ser um dia mágico em um verdadeiro caos. […]

mar 19
mar 19

O vestido dos Sonhos

Categorias:

Dê um play para embalar sua leitura! Uma história por: Susan Hoffmeister. Sabe quando você precisa de leveza na vida? Rir e sorrir para coisas boas e ruins? Acredito já ter comentado que temos a imensa sorte de fotografar pessoas e histórias inspiradoras. Quando o digo, falo a verdade, acredite! A escritora Susan nos procurou com […]

De Angra dos Reis, RJ para o mundo

entre em contato

Angra dos Reis, RJ

FALE COM A GENTE pelo whatsapp

site@alexsantiago.com.br

links importantes

CNPJ: 24.845.152/0001-53

©2017 alex santiago fotografia

Siga nossas redes sociais