As dicas da fotografia sobre a Iluminação no Casamento perfeita

PRECISANDO DE FOTÓGRAFO PARA O SEU CASAMENTO?

RECEBER UM ORÇAMENTO

Por trás das Lentes

Dê uma olhada na vida do outro lado da lente.

Siga e Inspire-se !

Se Inspire com um lindo Naked Cake

PRETO

ROSA

DOURADO

VERMELHO

VERDE

AMARELO

Inspirações para cores no seu casamento

AZUL

ROXO

BRANCO

Junte-se a nossas

 AVENTURAS

@alexsantiagofotografia

@maillinsantiago

INSTAGRAM

Olá seja bem-vinda! Eu sou Mai casada com Alex Santiago e juntos somos uma equipe de fotografia de casamento. Esperamos que você fique a vontade, pegue uma bebida, relaxe e divirta-se vendo os nossos trabalhos mais recentes, buscando inspiração e encontrando ajuda neste processo de organização do casamento. Obrigada por estar aqui!

CONHEÇA ALEX & MAI

As dicas da fotografia sobre a Iluminação no Casamento perfeita

A iluminação no casamento é um fator imprescindível para um casamento perfeito. É de acordo com ela que você consegue dar um toque final no estilo da festa. Deixando o local ainda mais rústico e aconchegante ou, até mesmo, mais luxuoso e sofisticado! Mesmo para um casamento de dia.

 

Um belo dia a noiva é surpreendida com a frase mais desejada por toda mulher romântica“casa comigo?” e a resposta para esta pergunta não poderia ser melhor: um exultante “sim, eu caso!”; logo depois disso começam os preparativos para o grande dia, a procura do local ideal, fotógrafo, vestido, Buffet…

 

Independente do estilo escolhido para o casamento à lista de afazeres às vezes parece interminável. São tantas as opções e escolhas a serem feitas que facilmente algo possa passar despercebido ou ser deixado de lado.

 

Na hora de organizar um casamento, itens como locação de espaço, decoração, fotógrafo, Buffet e cerimonial estão no topo do checklist de casamento da maioria dos casais.

 

Veja este casamento elegante a beira mar com iluminação noturna.

iluminação-casamento-rio-de-janeiro

Foto via:  Alex Santiago

 

Porém, há uma escolha tão importante quanto à própria decoração do casamento. A Iluminação no casamento! Mas ela nem sempre é tratada como item prioritário no planejamento de um casamento. mas que é capaz de prejudicar, ofuscar ou valorizar qualquer outro detalhe da festa e da cerimônia.

 

Sim, estou falando da iluminação do casamento!

 

A iluminação no casamento é que determina a sensação do ambiente e preenche espaços importantes do cenário da festa.

 

Infelizmente alguns noivos acabam deixando de lado a iluminação do casamento pelo fato de não conhecerem a real importância e a diferença que coisas simples podem fazer em seu grande dia.

 

As Vantagens:

 

Primeira coisa: iluminação do casamento não é apenas spot de luz na mesa do bolo! Então entenda por que vocês devem dar atenção especial à iluminação na hora de organizar um casamento:

 

A função da iluminação no casamento é valorizar todo o espaço da cerimônia e recepção seja um casamento à tarde e principalmente um casamento noturno.

 

A iluminação deve ser planejada para o ambiente e decoração e não existir só na mesa do bolo ou luz de pista. Para garantir uma fotografia e filmagem digna de uma grande história de amor, as luzes também devem ser planejadas e estarem no lugar certo.

 

Principais diferenças na iluminação de casamentos diurnos e noturnos

 

Sim, é possível e recomendado uma iluminação também em casamentos diurnos. A noiva que sonha em se casar no por do sol é um exemplo.

 

A cerimônia acontece no por do sol/cair da noite e recepção normalmente é feita a noite; na maioria das vezes parte da cerimônia também acontece no início do anoitecer e sem uma iluminação adequada o ambiente escuro pode prejudicar o bom andamento da cerimônia além de afetar também a fotografia e a filmagem.

 

Plano B: Sempre aconselhamos nossas noivas com casamento ao ar livre no por do sol a não contarem com a sorte e terem um plano B no quesito iluminação, nem que seja um simples varal de lâmpadas na área da cerimônia.

 

Acredite, escutar essa dica simples salvou muitos casamentos que atrasaram e a cerimônia de diurna passou a ser noturna! A iluminação Interfere diretamente na qualidade das fotos e do filme.

 

A experiência da Noiva Alex Santiago. Veja detalhes de um dia inesquecível.

casamento-angra-dos-reis-rio-de-janeiro-casar-angra-dos-reis-casamento-ar-livre-noite-11

Foto via:  Alex Santiago

 

A fotografia e a filmagem registra exatamente o que está presente no casamento. Claro que dependendo da qualidade do profissional contratado o que deveria ser um lindo registro pode ficar também prejudicado, mas, este é um papo para outro momento.

 

Se os noivos tem o sonho de casar exatamente no por do sol devem se preocupar ainda mais com a iluminação, pois depois que o sol se põe tudo vira uma escuridão só!

 

É preciso garantir iluminação para a parte da cerimônia que ficará no escuro. Não existe boa foto ou boa filmagem sem luz.

 

casamento-angra-dos-reis-rio-de-janeiro-casar-angra-dos-reis-casamento-ar-livre-noite-12

Foto via:  Alex Santiago

 

O fato é que a escolha da iluminação de um casamento interfere diretamente na qualidade da fotografia e da filmagem, tanto da festa quanto da cerimônia o que pedem, aliás, uma iluminação completamente diferente.

 

Raramente as lâmpadas existentes no loca escolhido iluminam de forma adequada ou que valorize a decoração escolhida.

 

Entenda que as lâmpadas centrais que são normalmente utilizadas nos espaços funcionam como uma lâmpada caseira e para a fotografia e filmagem esta luz é muito ruim, prejudica não só na qualidade da foto e filmagem como deixa tudo monótono e sem vida.

 

Para extrair imagens boas de um casamento sem iluminação o fotógrafo e filmaker tem que ter um equipamento muito bom e ser acima de tudo um ótimo profissional o que obviamente quer dizer que o valor cobrado por estes profissionais preparados e especializados é bem mais alto.

 


 

ENSAIO-DE-NOIVOS-CASAMENTO-CHAMADA-v1

Temos um trabalho diferenciado totalmente focado na história e no legado do casal. Para que nossas noivas tenham nossa total dedicação limitamos poucas datas por ano para fotografar casamentos. Então, não deixe para depois, seja uma noiva Alex Santiago e sinta o real  valor a suas melhores memórias.

 

Quer ter uma fotografia única?

 

Reserve sua data e tenha nosso olhar  no dia mais importante de sua vida.

 

     SIM, EU QUERO! >    

 


 

Iluminação na fotografia e filmagem de casamento

 

A falta de luz adequada pode afetar profundamente no resultado da fotografia e filmagem.

 

Casamento a luz das velas, por exemplo, potencializa a beleza das flores e deixa o ambiente super-romântico, mas em contrapartida costuma deixar o ambiente extremamente escuro.

 

Por isso, é importante que o fotógrafo e cinegrafista estejam cientes de que necessitará de luz adicional, sob pena de possivelmente transformar as fotos do evento em borrões e imagens cheias de ruído.

 

Considere ver o trabalho do seu fotógrafo e do cinegrafista em ambientes mais escuros ou ao ar livre a noite para ter certeza de que eles saibam capturar a beleza do charme das luzes que vocês planejaram.

 

Veja também os prós e contras do casamento e festa no mesmo lugar.

 

fotografo-casamento-angra-dos-reis-4

Foto via:  Alex Santiago

 

Luz colorida no casamento, por exemplo, deixam a pista mais animada e interessante e podem deixar a recepção vibrante, mas durante a cerimônia não é indicada para a fotografia e filmagem, pois pode refletir e manchar a pele dos noivos e convidados e quase sempre sem possibilidade de correção com editores de imagem.

 

Já o laser, que é um efeito tão comum em pista de dança é tremendamente contraindicado e não deve ser utilizado se vocês desejam que seja fotografado e filmado a pista de dança.

Os lasers costumam “riscar” e arruinar as fotos fora que o laser pode danificar o sensor da câmera o que estraga o equipamento utilizado por estes profissionais.

 

A iluminação complementa a decoração e realça os ambientes

 

Independente de o casamento ser ao ar livre ou um espaço fechado, uma iluminação bem planejada não só ajuda a realçar a decoração escolhida como também pode complementá-la e realçar ainda mais a beleza da festa.

 

Sem uma iluminação adequada dando vida e poesia e combinando perfeitamente com o cenário a cerimônia e recepção podem ficar tremendamente escuras, ter ambientes claros ou escuros demais, ou que não valorizam a decoração que foi tão carinhosamente pensada para estar ali.

 

É importante certificar que durante a cerimônia tanto os noivos quanto os convidados estejam bem iluminados.

 

Luzes de decoração jogadas indiretamente, na parede ou em decorações específicas, por exemplo, não são suficientes para iluminar os noivos e convidados, nem clarear o ambiente. Elas servem somente como decoração.

 

FOTOGRAFO-CASAMENTO-PARATY-ALEX-SANTIAGO-7

Foto via:  Alex Santiago

 

Este pequeno deslize (em não contratar iluminação para casamentos noturnos e de por do sol) pode acabar em arrependimento para sempre. Uma boa iluminação pode transformar um lugar e deve ser trabalhada junto com a decoração.

 

Varal de lâmpadas, velas, candelabros, árvore com luz de led, castiçais, cortinas de luz e até mobiliário iluminado são apenas alguns dos recursos disponíveis para garantir uma iluminação artística para casamento ou apenas um toque a mais de romantismo, charme e sofisticação.

 

Outra dica é sobre a iluminação da mesa dos convidados, que é um espaço onde eles passam a maior parte do tempo, e por conta disso a luz precisa ser suave, agradável e aconchegante, facilitando a interação e passando uma agradável sensação de bem-estar.

 

Fiquem atentos também nos geradores de energia. É preciso saber se o local escolhido para o evento suporta a iluminação e todos os equipamentos eletrônicos ligados juntos e se tem gerador, porque depois de um período em que todos os equipamentos estão ligados, se a fiação não suportar a energia pode cair e parar a festa.

 

Espero que comecem a olhar para a iluminação do casamento de uma forma mais especial, pois ela é fundamental para o conjunto da festa, é ela que vai criar um ambiente agradável, valorizando a decoração e garantindo as melhores fotografias e filmagem deste momento tão especial, tudo isso na medida certa.

 


 

Ajude-nos a deixar este blog ainda melhor e mais completo. Tem alguma sugestão ou algo que gostaria de saber com mais detalhes? Conte para gente! Pode nos escrever aqui. 

Ah, e não se esquece de compartilhar esse post com suas amigas que vão casar e nos grupos de noivas!

 


 

Por favor, utilize dados verdadeiros!
Por favor, só envie uma vez e fique tranquilo, sua mensagem irá aparecer aqui após um moderador validar seu e-mail.
Caso não tenha um site pode deixar este campo em branco. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0